O canal de denúncias desempenha um papel importante na melhoria dos controles internos de uma organização. Ao receber e investigar denúncias, as empresas podem identificar lacunas nos processos internos e implementar medidas corretivas para fortalecer os controles, reduzindo assim o risco de ocorrência de irregularidades futuras. Isso contribui para uma gestão mais eficaz dos riscos e para a proteção da reputação e dos interesses da organização.
Nesse sentido, dentre os preceitos do Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste do Brasil, consta o de
exigir que todas as denúncias sejam apresentadas diretamente à alta administração do Banco do Nordeste do Brasil.
garantir o anonimato do denunciante, se desejado, para fornecer proteção contra atos de retaliação.
restringir as denúncias aos funcionários internos do Banco do Nordeste do Brasil.
promover punições severas para os infratores, como forma de dissuasão para futuras infrações.
restringir as denúncias às partes externas do Banco do Nordeste do Brasil.