Certa instituição financeira convidou seus correntistas para cursos de atualização em finanças e proteção à natureza e foi questionada por alguns clientes sobre essa medida. A instituição respondeu que cumpria os comandos legais pertinentes. Nos termos da Lei nº 8.078/1990, a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo, atendidos alguns princípios.
Dentre os princípios a serem atendidos está a(o)
verificação de medidas protetivas ao crédito para aquisição de bens duráveis da linha doméstica.
fomento de ações direcionadas à educação financeira e ambiental dos consumidores.
conscientização do papel financeiro das organizações para preservar a lucratividade almejada.
incentivo à poupança da população para propiciar vida melhor na aposentadoria.
implementação de instrumentos para diminuir o nível de endividamento das famílias mais vulneráveis.