Certa instituição financeira convidou seus correntistas para cursos de atualização em finanças e proteção à natureza e foi questionada por alguns clientes sobre essa medida. A instituição respondeu que cumpria os comandos legais pertinentes. Nos termos da Lei nº 8.078/1990, a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo, atendidos alguns princípios.
Dentre os princípios a serem atendidos está a(o)
fomento de ações direcionadas à educação financeira e ambiental dos consumidores.
incentivo à poupança da população para propiciar vida melhor na aposentadoria.
verificação de medidas protetivas ao crédito para aquisição de bens duráveis da linha doméstica.
conscientização do papel financeiro das organizações para preservar a lucratividade almejada.
implementação de instrumentos para diminuir o nível de endividamento das famílias mais vulneráveis.