Uma empresa de consultoria foi contratada para ajudar uma grande rede de hospitais a melhorar a experiência dos pacientes. A empresa está considerando duas abordagens: Design Thinking, para abordar problemas complexos de forma geral e inovadora, e Design de Serviço, para focar especificamente na criação e na otimização das interações e dos processos de serviço dentro dos hospitais. A equipe de consultores precisa entender as diferenças entre essas duas abordagens para escolher a mais adequada para o projeto.
Qual é a diferença principal entre Design Thinking e Design de Serviço?
Design Thinking é um processo iterativo e centrado no ser humano aplicável a diversos contextos, enquanto Design de Serviço tem potencial para ser aplicado para dar forma a inúmeras atividades humanas.
Design Thinking foca exclusivamente aspectos estéticos de produtos, enquanto Design de Serviço foca aspectos estéticos dos serviços.
Design Thinking é uma abordagem específica para criar e melhorar serviços, enquanto Design de Serviço é uma metodologia geral para resolver problemas complexos.
Design Thinking utiliza ferramentas, como, por exemplo, o blueprint, enquanto Design de Serviços é aplicado em contexto de desenvolvimento de software.
Design Thinking se aplica apenas ao design de produtos físicos, enquanto Design de Serviço é exclusivo para o design de interfaces digitais.