Nos termos da Circular Bacen n° 3.461/2009, as instituições devem manter registros específicos das operações de transferência de recursos.
Nesse contexto, o sistema de registro deve permitir a identificação das emissões de cheque administrativo, de cheque ordem de pagamento, de Documento de Crédito (DOC), de TED e de outros instrumentos de transferência de recursos, quando de valor superior a
cinco mil reais
quatro mil reais
mil reais
dois mil reais
três mil reais
Salvar questão
225588 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
A descrição do fundo de investimento é a seguinte: “Fundo destinado a pessoas físicas que procuram investimentos de longo prazo. Os recursos desse fundo são aplicados preponderantemente em títulos do governo com o objetivo de oferecer rendimento acima de outros fundos equivalentes. O investimento inicial é de R$ 5.000,00, e a taxa de administração é 1,50% (a.a.).”
De acordo com essas informações, estão sendo tratados nessa descrição os seguintes componentes do composto de marketing:
praça e evidência física
pesquisa e promoção
projeto e pessoas
produto e preço
plano e processo
Salvar questão
325589 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Um gerente analisou as atividades da agência sob sua responsabilidade e notou que o movimento de clientes aumenta em quase três vezes entre os dias 5 e 10 de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas de consumo. Nos demais dias do mês, os funcionários passam parte do tempo sem terem clientes para atender. O gerente lamentou não ter como utilizar essa ociosidade em dias de maior procura e focou no treinamento dos funcionários para que o atendimento fosse mais rápido nos dias mais intensos.
A situação apresentada se relaciona à característica diferenciadora dos serviços que está associada à impossibilidade de estocagem ou revenda de serviços denominada
heterogeneidade
inseparabilidade
variabilidade
perecibilidade
intangibilidade
Salvar questão
425590 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Com o objetivo de reter os clientes e manter os relacionamentos já instituídos, o banco X decidiu diminuir as taxas cobradas nos empréstimos e na administração de fundos de investimento para clientes que fizessem negócios há mais de 10 anos com o banco e tivessem mantido, ao longo desse tempo, um volume elevado de depósitos.
Nesse caso, a estratégia de marketing de relacionamento está ancorada em laços
estruturais
de customização
financeiros
integrados
sociais
Salvar questão
525592 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.
Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a
análise dos fatores que atuam no macroambiente.
avaliação das forças e fraquezas da companhia.
paridade com as marcas concorrentes.
alocação dos produtos em áreas de maior concorrência.
identificação de nichos rentáveis de mercado.
Salvar questão
625593 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
O nível mais básico de um produto bancário é seu núcleo.
Ele representa o benefício intangível, que irá solucionar uma necessidade do cliente, tal como a
facilidade de acesso ao internet banking
promessa de isenção do pagamento das taxas bancárias
proposta de maior rendimento financeiro no mercado
divulgação do grande número de agências disponíveis
garantia de estabilidade e segurança no futuro
Salvar questão
725596 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Recentemente duas instituições se fundiram criando a B3.
As instituições que se fundiram foram
Cetip e Bacen
Susep e Cetip
BM&FBovespa e Cetip
BM&FBovespa e Bacen
Bacen e CVM
Salvar questão
825597 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Algumas instituições financeiras são autorizadas a arrecadar tarifas públicas e impostos.
O recolhimento de tais tarifas e impostos
diminui a evasão fiscal.
não pode ser efetuado em terminais virtuais, internet banking.
é um serviço direcionado a empresas.
aumenta os custos de arrecadação da cobrança.
constitui-se em convênio exclusivo da União.
Salvar questão
925598 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Os bancos de investimento são caracterizados por
não ser regulados pelo Banco Central do Brasil.
poder captar recursos através dos Certificados de Depósito Bancário.
ser especializados em operações de curto prazo.
poder aplicar livremente no setor público.
captar recursos por depósitos à vista.
Salvar questão
1025600 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
É responsável pela regulamentação das instituições de factoring a
Selic
Cetip
Susep
Anfac
Anbima
Salvar questão
1125607 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
O crédito rural abrange diversas modalidades de financiamento aos empresários do setor, desde a fase de produção até o abastecimento dos mercados consumidores. A modalidade que assegura aos produtores e cooperativas rurais recursos destinados a financiar o abastecimento doméstico e o armazenamento dos estoques excedentes em períodos de queda dos preços é denominada crédito
de investimento
geral
especial
de comercialização
de custeio
Salvar questão
1225609 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Os bancos comerciais são entidades financeiras cujo objetivo principal é propiciar financiamento a pessoas físicas e jurídicas.
O tipo de financiamento direcionado às necessidades correntes das empresas, tais como manutenção de estoques e compra de matérias-primas e insumos, é denominado
financiamento de capital fixo
crédito pessoal não consignado
financiamento de capital de giro
crédito pessoal consignado
crédito direto ao consumidor
Salvar questão
1325614 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Pensando em melhorar os serviços prestados em sua agência, um gerente desenvolveu ações de recrutamento e seleção de novos funcionários, promovendo, também, treinamento de novos e antigos profissionais alocados sob sua responsabilidade.
Considerando-se o marketing em empresas de serviços, o gerente está levando à frente atividades de marketing
inferior
superior
interno
externo
interativo
Salvar questão
1425615 Conhecimentos Bancários
Banca
CESGRANRIO
Considere a situação a seguir.
Um cliente chega à agência bancária e tem de esperar mais de vinte e cinco minutos para ser atendido e abrir sua conta salário. Fica irritado com a demora e pede para falar com o gerente. Esse cliente relata o problema ao gerente e pede uma solução para que outros clientes não tenham de passar pelo mesmo que ele passou.
Em algumas situações de entrega de serviços, os clientes se sentem insatisfeitos e fazem reclamações. Quando essas reclamações são feitas com o intuito de gerarem alguma alteração na forma com que o serviço é prestado, mesmo que surtam efeito apenas em outra oportunidade, para outro cliente, elas têm uma denominação específica. Na situação descrita acima, elas são denominadas reclamações