O mercado globalizado apresenta desafios, cujas ferramentas desenvolvidas nas primeiras revoluções industriais, com produções estáticas e sem a participação do cliente, já não respondem à necessidade do consumidor. O design thinking (DT) que, em tradução livre, seria algo próximo a “pensamento do design” surgiu por meio da compreensão de que as ferramentas e perspectivas que orientavam os designers seriam aplicáveis para resolver desafios e solucionar problemas diversos, estimulando a criatividade. Em relação ao DT, assinale a alternativa que apresenta uma característica ou uma quebra de paradigma proposto por essa metodologia.
No modelo do DT, pensa-se para desenvolver alguma ideia; anteriormente se desenvolvia uma ideia para construir o raciocínio.
As decisões passam a ser impostas, em oposição ao modelo de questionamento.
As decisões passam a ser centradas nas pessoas, e não nas imposições do sistema produtivo.
Tendo em vista a natureza e a aplicação do DT, orienta-se que sua aplicação seja realizada apenas por designers.
O DT apresenta-se como um modelo de solução de problemas fechado, no qual os passos descritos são essenciais para o sucesso do planejamento.